É comum pensarmos que para falar em público temos que ter o “Dom da Oratória “. Que somente aquelas pessoas especiais que arrebatam as platéias é que podem subir à tribuna e fazer um discurso.
É bem verdade que , assim como em todas as atividades humanas, há pessoas mais ou menos vocacionadas para a tribuna.
Mas isto não significa que esta atividade esteja limitada a um grupo de privilegiados.
É comum também pensarmos que nunca precisaremos nos dirigir a um grande grupo de pessoas. Que nunca teremos diante de nós um microfone e que seremos o alvo de atenção de dezenas ou centenas de pessoas atentas para aquilo que temos que expor.
Podemos nos furtar a fazer um discurso de homenagem ou de agradecimento, mas não é difícil precisarmos nos dirigir a um grupo de pessoas para expor uma idéia, obter adesão a um projeto ou mesmo para prestar esclarecimentos .
Numa assembléia, quem tem a palavra, naquele momento tem o poder e é muito comum aceitar-se a liderança daquele que tem a propriedade de discursar.
Quando não se conhece o assunto, o melhor mesmo é não se expor. Entretanto, muitas pessoas que dominam determinado assunto se calam numa reunião por não dominar a arte do discurso.
Qualquer pessoa que deseje, pode aprender a falar em público, bastando para isto aprender a usar as técnicas da exposição.
Quanto ao problema da inibição, também há técnicas para superação.
Osmar Lima pode ajudar você nas atividades de palestrante, professor ou relator.
* Autor: Osmar Lima.