REUNIÕES EFICAZES

Reunião de novo ? Esta é muitas vezes a nossa reação diante da convocação para uma reunião.

A razão desta reação está em acreditarmos que reuniões constituem uma verdadeira perda de tempo. Que poderíamos bem ser informados por circular ou verbalmente sem gastarmos boas horas que poderiam ser melhor aproveitadas em nosso setor.

Este pensamento é equivocado mas tem sua razão de ser, pois o fato é que muitas reuniões são realizadas sem um mínimo de planejamento e com resultado medíocre.

E não é somente a falta de planejamento. A truculência, a manipulação, emoções exacerbadas, decisões forçadas, táticas sujas, etc, acabam por desestimular a participação ativa nas reuniões.

Reuniões são extremamente úteis. É nelas que as pessoas tomam conhecimento das decisões, dos planejamentos, das estratégias da empresa, dos problemas e das projeções de resultados. É nelas que se conscientiza da importância do comprometimento, da interdependência das equipes.

Para que as reuniões sejam eficazes há que sejam cuidadosamente planejadas com temática definida, horário e local adequado para todos os participantes que devem estar informados de tudo que vai ser tratado.

Há várias estratégias de reunião que podem ser implementadas conforme as necessidades apresentadas. Não podemos eleger uma só estratégia para todas as reuniões.

Osmar Lima oferece um curso onde o participante toma conhecimento das técnicas mais recentes para planejar e conduzir uma reunião com garantia de bons resultados.

* Autor: Osmar Lima.

* Reprodução: É permitido, no todo em em partes, desde que não seja para fins comerciais e seja mantida a autoria e a referência a este link. Outros casos entre em contato com o autor.

Share

Comments are closed.