A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA E A MATEMÁTICA NA ESCOLA

Na história de João e Maria, as crianças foram levadas pelo pai à floresta para deixá-los à própria sorte porque, em casa estavam na miséria e não podiam mais sustentá-los. (decisão cruel)

Sabendo de antemão que isto ocorreria, João juntou muitas pedrinhas num pequeno saco e, quando o pai os levou para a floresta, João marcou o caminho de volta com as pedrinhas.
E, assim, as crianças voltaram para casa.

Mas, na segunda vez, João foi apanhado de surpresa e não pode juntar as pedrinhas. Tomou um pedaço de pão embolorado e, foi jogando pedacinhos no caminho para marcá-lo, porém , à medida em que avançavam na floresta, os passarinhos iam comendo os pedacinhos de pão.
Quando o pai se distanciou, desta vez, João e Maria ficaram perdidos na floresta…
O resto da história todo mundo conhece.

Comparo isto com os primeiros fundamentos da Matemática que os alunos aprendem nas primeiras séries e, à medida em que vão avançando em outras séries, estes primeiros fundamentos acabam no esquecimento por não serem usados. (Programa deficiente)

Os passarinhos representam o tempo e os pedacinhos de pão, os primeiros fundamentos, que caídos no esquecimento, representarão forte dificuldade no futuro.
Como aprender álgebra, se o aluno não se lembra dos processos elementares das frações e números decimais, dos números relativos, da radiciação etc. ?

Pode-se fazer uma reciclagem, mas o tempo conspira contra o aluno.
Mas a solução, mesmo, é a reciclagem. A grande dificuldade é obter a boa vontade do aluno, que, afinal de contas não tem culpa pela deficiência dos programas…

* Autor: Osmar Lima.

* Reprodução: É permitido, no todo em em partes, desde que não seja para fins comerciais e seja mantida a autoria e a referência a este link. Outros casos entre em contato com o autor.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *